sexta-feira, 15 de maio de 2009

Economia de Água

A água é um dos recursos naturais mais valiosos com que conta a humanidade. Embora a maior parte de nosso planeta esteja composto por água, 97% do total é salgada, e grande parte do restante está congelada nos pólos. Por isso, não deve ser desperdiçada. As práticas de economia da água que utilizamos diariamente contribuem para a utilização de forma mais racional de um recurso escasso, tanto que muitos habitantes da Terra não podem desfrutá-lo em suas casas. Ao mesmo tempo, permite colaborar com a qualidade dos serviços de saneamento ao aliviar sua carga de trabalho e diminuir os gastos dentro de casa.



Por onde começamos?
O primeiro passo é identificar onde usamos água em casa. Depois, precisamos decidir sobre o que fazer para reduzir a quantidade que usamos, seja eliminando práticas e hábitos de desperdício, ou melhorando a eficiência do uso da água, com instalações e acessórios mais eficientes. Uma área que é importante vigiar é o banheiro, onde se usa cerca de 65% da água consumida em toda a residência. Também é crucial analisar os hábitos de consumo. A maior parte da água consumida em nossas atividades diárias é simplesmente desperdiçada. Deixa-se a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. As máquinas de lavar funcionam sem estarem com a carga completa.

No entanto, podemos tomar várias medidas:

- não use o vaso sanitário como cesta de lixo nem dê descarga sem necessidade;
- uma ducha rápida consome menos água quente do que uma banheira cheia, e ainda poupa energia;
- mais de 50% da água utilizada nos jardins se perde devido à evaporação e por se regar em excesso; para reduzir as perdas com a evaporação, regue bem cedo.
- ao lavar o carro, utilize um balde com água e uma esponja; isso pode economizar cerca de 300 litros de água;
- veja onde há vazamentos, que podem custar muito caro; o gotejamento de apenas uma gota por segundo desperdiça cerca de dez mil litros de água por ano; a maior parte dos vazamentos é fácil de ser encontrada e de se consertar; em geral, as torneiras ficam pingando por causa de uma peça que custa centavos para ser substituída;
- um vaso sanitário que continue fluindo água depois de dada a descarga, se o problema for suficientemente grande, pode desperdiçar até 200 mil litros de água em um ano; estima-se que uma grande porcentagem de todos os vasos sanitários em uso nas residências modernas vazam

terça-feira, 12 de maio de 2009

Os Meios de Transporte

Na terra , na àgua e no ar.
È o transporte circulando,
Facilitando a vida do homem pra se deslocar
Na tecnologia avançando.

Transporte terrestre na estrada
Ônibus,carro,trem e caminhão.
A ferrovia movimentada,
A rodovia fazendo lotação.

Na terra , na àgua, e no ar
Ninguèm me segura
Eu vou pra qualquer lugar
Um dia eu vou atè a lua.

Transporte aquàtico no mar,rio e lagoa.
Carregando,descarregando mercadoria e pessoa
È evolução na Hidrovia
Acompanhando a economia.

Tem tambèm a aerovia
Foguete,helicòptero,avião.
Levando satèlite ,ajudando a telefonia
e tambèm a comunicação.

Na terra , na àgua e no ar.
Ninguèm me segura.
Eu vou pra qualquer lugar.
Um dia eu vou pra Lua.

poema de Katya Favero